Apresentação
do trabalho desenvolvido pelos alunos na Semana Acadêmica de Geografia – SAGeo
(UFSM)
Pensar as
questões ambientais, na contemporaneidade, torna-se um desafio constante, pois
vivemos em uma sociedade marcada pelo consumismo desenfreado. Assim, durante o
ano letivo de 2019 a turma do 9º ano laranja da EMEF CAIC – “Luizinho de
Grandi”, de Santa Maria (RS), desenvolveram diversas atividades que se voltaram
para o cuidado com a natureza. Entre essas atividades, a criação do Blog “`Projeto
Mundial do Meio Ambiente (P.M.M.A)”.
A criação do
Blog tornou-se um incentivo para os alunos André da Silva Matos, Isadora
Proença de Oliveira e Rafael Alves Sholz , os quais foram orientados pela Prof.
Natália Lampert Batista, a escreverem um resumo expandido que foi enviado para
a Semana Acadêmica de Geografia – SAGeo, da Universidade Federal de Santa Maria,
intitulado “Projeto Mundial para o Meio Ambiente-CAIC: relatos sobre a
construção de um blog escolar voltado a Educação Ambiental.
O trabalho
apresentado pelos discentes, no dia 21/08/2019, na SAGeo, é resultado de um projeto de Educação
Ambiental desenvolvido por alunos de nono ano da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de
Grandi, localizada no Bairro Lorenzi, na região administrativa sul de Santa
Maria/RS. Surgiu da questão
investigativa “Como os problemas ambientais mundiais se refletem no Bairro em
que estudamos e vivemos? E como podemos tornar o nosso Bairro e a nossa Escola
mais sustentáveis?”. Apresenta como objetivo geral sensibilizar os estudantes do
nono ano do Ensino Fundamental da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi sobre
quais são os problemas ambientais existentes no Bairro e suas possíveis
soluções, bem como discutir como se pode tornar o Bairro e a Escola mais
sustentáveis por meio de práticas na comunidade e da divulgação dessas ações
por meio de um Blog Escolar. Concluiu-se que as ações realizadas são de grande
relevância para a Educação Ambiental no contexto da comunidade escolar e que o
Blog possibilita que as pessoas conheçam melhor o trabalho dos alunos, comentem
suas opiniões sobre os temas apresentados e compartilhem conhecimentos sobre a
temática ambiental estudada pelos alunos.
PROJETO MUNDIAL PARA O MEIO AMBIENTE-CAIC: RELATOS SOBRE A
CONSTRUÇÃO DE UM BLOG ESCOLAR VOLTADO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
André da Silva Matos¹, Rafael Alves Sholz¹, Isadora Proença de Oliveira¹ e Natália
Lampert Batista2
¹
Estudantes do nono do Ensino Fundamental da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi.
E-mail: pamcaic@gmail.com
2 Orientadora. Professora Doutora da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi.
E-mail: natilbatista3@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho é resultado de um projeto de Educação Ambiental desenvolvido por alunos de nono
ano da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, localizada no Bairro Lorenzi, na região administrativa sul
de Santa Maria/RS. Surgiu da questão investigativa “Como os problemas ambientais mundiais se refletem
no Bairro em que estudamos e vivemos? E como podemos tornar o nosso Bairro e a nossa Escola mais
sustentáveis?”. Apresenta como objetivo geral sensibilizar os estudantes do nono ano do Ensino
Fundamental da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi sobre quais são os problemas ambientais
existentes no Bairro e suas possíveis soluções, bem como discutir como se pode tornar o Bairro e a Escola
mais sustentáveis por meio de práticas na comunidade e da divulgação dessas ações por meio de um Blog
Escolar. Concluiu-se que as ações realizadas são de grande relevância para a Educação Ambiental no
contexto da comunidade escolar e que o Blog possibilita que as pessoas conheçam melhor o trabalho dos
alunos, comentem suas opiniões sobre os temas apresentados e compartilhem conhecimentos sobre a
temática ambiental estudada pelos alunos.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino de Geografia, Relato de Experiência.
1. Introdução
Pensar as questões ambientais tanto em âmbito local como global, na atualidade, é
fundamental aos indivíduos do século XXI. É preciso compreender como os processos de
degradação dos recursos naturais se dão e buscar uma convivência mais sustentável e
mais articulada com a conservação do ambiente. Portanto, a Educação Ambiental deve
ser compreendida como algo abrangente, contextualizado e em ascensão. O espaço se
apresenta altamente alterado, isto é, transformado de primeira em segunda natureza e
por isso ao analisar e ao debater acerca da Educação Ambiental se tem a ciência
geográfica como um dos pilares desse debate (BATISTA, 2015).
Neste sentido,
[...] as crises socioambientais que incidem sobre o Planeta, em suas múltiplas
escalas, podem ser observadas por indícios como diminuição progressiva da
disponibilidade de bens naturais; o desaparecimento de espécies; a contração
dos ecossistemas; o aumento dos níveis de poluição e contaminação; redução
quali-quantitativa de diversidades ecológicas e culturais; elevados níveis de
pobreza e exclusão social; concentração de riquezas e desigualdade cada vez
maior entre minorias privilegiadas e maiorias pobres. Todos esses indicadores
deixam clara a necessidade de repensar a sociedade atual e sua forma de se
relacionar com os demais elementos do ambiental. (BATISTA, ZIEMANN,
PRINA, 2017, p. 163).
Além da emergência da temática apontada anteriormente, ela também é
evidenciada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação Ambiental
que destacam o compromisso das instituições educacionais com o papel "socioeducativo,
ambiental, artístico, cultural e as questões de gênero, etnia, raça e diversidade que
compõem as ações educativas, a organização e a gestão curricular são componentes
integrantes dos projetos institucionais e pedagógicos da Educação Básica e da Educação
Superior” (BRASIL, 2012, p. 30). Portanto, segundo Batista, Kraisig e Martins (2018), a
Educação Ambiental surge com a possibilidade de um novo olhar sobre o mundo e sobre
o lugar onde os educandos vivem e estudam e, consequentemente, como forma de
debate multidisciplinar acerca das realidades e dos conteúdos programáticos das
diferentes disciplinas que compõem o currículo escolar.
Partindo dessas premissas, o presente trabalho surge nas aulas de Geografia a
partir da questão investigativa “Como os problemas ambientais mundiais se refletem no
Bairro em que estudamos e vivemos? E como podemos tornar o nosso Bairro e a nossa
Escola mais sustentáveis?” e apresenta como objetivo geral sensibilizar os estudantes do
nono ano do Ensino Fundamental de EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi sobre
quais são os problemas ambientais que se refletem no Bairro e suas possíveis soluções,
bem como discutir como se pode tornar o Bairro e a Escola mais sustentáveis por meio de
práticas na comunidade e da divulgação dessas ações por meio de um Blog Escolar.
O projeto vem sendo desenvolvido no primeiro semestre de 2019 na EMEF Junto
ao CAIC Luizinho de Grandi, localizada no Bairro Lorenzi, de Santa Maria/RS e deve ser
finalizado no final do ano de 2019 com a produção de uma síntese das atividades
ambientais desenvolvidas pela turma no Blog Escolar e com a apresentação dos
resultados em mostras pedagógicas realizadas pela Escola e pela Prefeitura Municipal de
Santa Maria (PMSM).
2. Blog e a Educação Ambiental: atuação ambiental e cidadã na comunidade
escolar
Para a concretização do projeto ambiental os alunos levantaram todos os problemas
ambientais do Bairro e da Escola, por meio de fotografias e vídeos, bem como buscaram
relacionar as questões debatidas em sala de aula (conteúdo programático de Geografia
com enfoque aos problemas ambientais globais) com o que observam em seu contexto
de vivência. Após, foi realizada a descrição e a localização desses impactos via Google
Maps, no laboratório de informática da Escola, e a campo (caminho da casa até a Escola)
para embasar a construção do projeto, que foi pensado em conjunto com os estudantes
por meio da discussão sobre as certezas e as dúvidas referentes à temática. Tais
constatações foram organizadas em formato de painel conforme a figura 1.
Figura 1 – Algumas certezas e dúvidas ambientais do nono ano do Ensino Fundamental da EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi. Fonte: Atividades na Escola, 2019
Concomitantemente a isso, em mesa redonda, foi realizada a escolha do nome do
projeto. Assim, foram elencados seis nomes diferentes e por votação se escolheu que o
projeto deveria se chamar Projeto Mundial para o Meio Ambiente (PMMA) – CAIC, que
derivou de uma inspiração dos alunos frente à insígnia do grupo de escoteiros que um
dos autores deste relato participa: Insígnia Mundial do Meio Ambiente (IMMA).
Com a ideia de projeto articulada, os estudantes passaram a desenvolver ações
práticas de diagnóstico e de intervenção ambiental na comunidade da Escola. O Blog
Escolar, então, surgiu com uma proposta para o compartilhamento e a divulgação das
práticas desenvolvidas nas diferentes disciplinas que interagiram com a problemática
ambiental. Alguns dos estudantes do nono ano já trabalharam como monitores no
laboratório de informática para as turmas da tarde (Anos Iniciais) e por isso assumiram o
desafio de construir e alimentar o Blog. Para a sua construção, escolheu-se a plataforma
https://www.blogger.com, onde se realizou o cadastro e a organização do material
conforme demostra a Figura 2. Todo o material produzido pela turma pode ser acessado
no link: https://pamcaic.blogspot.com/.
Figura 2 – Exemplo de página temática do Blog Escolar PMMA-CAIC Fonte: Blog Escolar desenvolvido pelos estudantes de nono na da Escola, 2019.
Após o desenvolvimento das atividades e de sua divulgação no Blog, parte dos
estudantes envolvidos no projeto desenvolveram o presente trabalho, buscando refletir
sobre os resultados alcançados com a proposta até o presente momento, elencar as
interfaces que precisam ser aprofundadas no decorrer do segundo semestre e evidenciar
a necessidade de potencializar a discussão ambiental em âmbito da Educação Básica,
especialmente, na EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi, pois essas práticas
contribuem para a consolidação da atuação autônoma e cidadã dos estudantes.
3. Considerações sobre o trabalho desenvolvido
Com base nas atividades desenvolvidas até o presente momento, considera-se que
é necessária uma reflexão sobre as atitudes referentes ao ambiente. Pensando nisso, foi
criado o projeto aqui relatado para ajudar a sensibilizar as pessoas sobre o lixo, a
poluição e outros problemas ambientais que são observados no cotidiano do Bairro e da
Escola e que se relacionam direta ou indiretamente com a problemática ambiental
mundial.
As atividades empreendidas estão ajudando os alunos a fazerem trabalhos de sua
autoria, estimulando-os a realizarem apresentações em formato científico, como o
presente resumo expandido, e a se envolverem com o seu processo de ensinoaprendizagem
para uma atuação cidadão e responsável frente ao ambiente. Além disso,
pelo fato do Blog ser um meio mais tecnológico e mais interativo de ensino-aprendizagem
fica mais fácil e interessante a realização das atividades pedagógicas. O Blog oportuniza
também que as pessoas conheçam melhor o trabalho dos alunos, comentem o que
acham dos temas apresentados e compartilhem informações importantes sobre a
temática ambiental.
Portanto, espera-se que o Blog e as práticas de sensibilização desenvolvidas na
Escola ajudem as pessoas a notarem que é preciso cuidar do Planeta e que, desse modo,
possam repensar o modelo de consumo e de descarte, mudar as atitudes e difundir os
conceitos atrelados à sustentabilidade para, aos poucos, transformar o modo de vida e de
exploração dos espaços locais e globais. Talvez alguns se perguntem: será que ainda há
tempo para salvar o Planeta? A resposta é simples: realize cotidianamente boas ações
que no futuro colherá bons resultados.
Referências
BATISTA, N. L; KRAISIG, A. R; MARTINS, L. G. L. Educação ambiental, sustentabilidade e
reciclagem: relato de uma experiência pedagógica realizada com alunos do Ensino Fundamental.
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 1-16, 2018.
BATISTA, N. L; ZIEMANN, D. R; PRINA, B. Z. Por uma educação ambiental do Cone Sul:
considerações preliminares. Okara: Geografia em debate (UFPB), v. 12, p. 161-175, 2018.
BATISTA, N. L. A Cartografia Escolar no processo de ensino-aprendizagem: o Hipermapa e
sua utilização na Educação Ambiental, em Quevedos/RS. 139 f. (Dissertação de Mestrado).
Programa de Pós-Graduação em Geografia. Santa Maria/RS: Universidade Federal de Santa
Maria, 2015.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Ambiental. MEC/SEF; 2012.




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